Prólogo

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis, está de volta para lembrar que pleteiamos em “Pioneirismo, Luta, Conquista, Diversidade, Transformação, Persistência, Harmonia, Língua, Cultura e Comunidade Surda”. Percebemos nessas palavras que nos acompanham diariamente, em nossas ações, desenvolvidas e realizadas pela Feneis, nos últimos 30 anos. É com este sentimento que saúdo as pessoas que participaram da primeira Conferência Nacional de Libras – Conali2017 e em especial à todos da comissão organizadora e científica. Reafirmo o meu compromisso, para que eventos como esse, venha contribuir para melhorias na Educação dos Surdos, Acessibilidade Comunicacional, Legislações com pautas voltadas as Políticas Públicas, e entre outras que subsidiam as nossas ações na Feneis.

Vivemos um momento especial de nossa história no Brasil. Nesse mês de abril comemoramos com vigor a Lei Federal de nº 10.436 de 24 de abril de 2002, o qual completa “15 anos” de legislação que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras, alcançando um novo patamar de acessibilidade em nossa nação Brasileira. Nesse sentido, temos condições, e uma necessidade de darmos continuidade para novas realizações de acesso comunicacional à comunidade surda.

Um desafio que só será vencido se a Feneis, a comunidade surda, as associações dos surdos no Brasil se unirem, de fato, nesta luta, somando as forças, em coragem e convicção. Nenhuma área social poderá compreender melhor do que a comunidade surda. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que as garantias dos direitos humano. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente, sem projetar com mais esperança o futuro de melhorias para a comunidade surda. É neste caminho que temos que seguir avançando à passos largos para a pessoa surda. É hora dos surdos, dos tradutores e intérpretes de língua de sinais, dos surdocegos e da sociedade se unirem para em conjunto trabalhar em garantias para a área de Libras.  Na função de Coordenador Geral que me foi confiada pela presidência da Feneis, pensando na juventude que disponho, e com responsabilidade, darei com dedicação e meu respeito em fazer o melhor para todos que se unirem.

 Os nossos esforços e trabalho ao longo desses 30 anos vem permitindo gerar muitas possibilidades para a área de Libras, e com isso, festejaremos com a certeza de que estamos no caminho de um futuro melhor para todos – “SER GRANDE É TER VOCÊ”!

Marcelo Bertoluci
Coordenador Geral
Conali2017