Prefácio

A Conferência Nacional de Libras – Conali2017 é um acontecimento ímpar na história das ações da Feneis, realizadas pelas políticas públicas, em prol da comunidade surda no âmbito do Desenvolvimento Educacional e Social, bem como na promoção da Tecnologia e Acessibilidade Comunicacional no Brasil.

As ações do Conali2017 elenca iniciativas que precederam as políticas públicas e busca estar em consonância com o ensino, pesquisa e extensão de entidades e instituições por todo o Brasil. Com o objetivo de elaborar documentos que serve de base para as discussões das garantias do acesso à educação, informação e educação dos surdos, e dos profissionais da área de Libras.

Conali2017 vem com o propósito de reunir a sociedade civil, as entidades, os estudantes, os profissionais da educação da área de libras, a comunidade surda, os pesquisadores, os professores, os TILS – tradutores e intérpretes de Libras/Português e outras áreas afins, o qual evidencia deliberações na ordem das políticas públicas pela Feneis.

 Conali2017 reune-se em torno dos eixos temáticos, estipulados pelas comissões deliberativas da Feneis, com o propósito de debater melhorias de qualidade para as ações de políticas públicas. Durante a realização da Conferência, a Feneis Nacional e seus escritórios regionais assumiram o compromisso institucional de apoiar a comunidade surda em todos os seus segmentos públicos, bem como os movimentos municipais associativos, dando vistas para a ampliação de parcerias entre os sistemas de ensino público e privado, dos órgãos educacionais, do Congresso Nacional e da sociedade civil brasileira. Nesse ínterim, a Feneis estabelece novos compromissos, se incluindo em todos os níveis de debates, para a criação de normativas e deliberações no envolto das políticas públicas, a qual visa a mobilização nacional pela qualidade e valorização da Libras, bem como da participação efetiva da pessoa surda na educação e sociedade.

Conali2017 foi construído para estabelecer um espaço democrático na construção de novas pesquisas e diretrizes de consolidações das políticas públicas em nível nacional, em prol de novas ações para a comunidade surda, numa nova perspectiva de inclusão social, igualdade e diversidade.

Flávia Medeiros Álvaro Machado
Professora e Pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Marianne Rossi Stumpf
Professora e Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Marcos Luchi
Professor e Pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)