LITERATURA SURDA: CONTRIBUIÇÕES NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO PARA ALUNOS SURDOS, OS SUJEITOS DA EXPERIÊNCIA VISUAL

Carilissa Dall’Alba
Universidade Federal de Santa Maria

O presente trabalho descreve as contribuições da Literatura Surda articulada à educação de surdos na contemporaneidade. A circulação de Literatura Surda na educação de surdos colabora com a constituição de identidades surdas. Para a realização deste artigo foi necessário fazer pesquisas bibliográficas dos autores da área de educação de surdos com atravessamentos do campo de Literatura Surda e clássica. A pesquisa foi desenvolvida com base no material existente, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Além da pesquisa bibliográfica, também houve pesquisas descritivas e explicativas. Para trabalhar com a Literatura Surda é fundamental entender a Cultura Surda e suas adaptações e é necessário utilizar tecnologias e recursos visuais. A Cultura Surda é um dos instrumentos importantes da área de educação de surdos. A construção de identidades surdas está presente nos estudos literários com foco de Cultura Surda. No final do artigo é explicada a importância de trabalhar com a tecnologia.

Palavras-chave: Educação de surdos – Literatura surda – Cultura surda – Tecnologia.